Pois que ele era uma pessoa e ela outra, descobriu de repente, afastando as cortinas. E eu que quis fazer de mim algo tão claro como um rio sem profundidade, disse para si mesma, em distração colocando em movimento os átomos de poeira. Curvou-se até o chão para apanhar um grampo. Quando se curvava assim, o cabelo caindo no rosto, assumia um ar humilde de coisa grande que se curva.

Ela era toda grande, de mãos e pés e olhos e busto, mas um grande que não se impunha, não feria. Um grande que pousava como quem já vai embora. Ela parecia levantar vôo, no surpreendente de que ao elevar-se não deslocasse o ar em torno nem provocasse ventania. Até mesmo seu coração era grande. Era coração, aquele escondido pedaço de ser onde fica guardado o que se sente e o que se pensa sobre as pessoas das quais se gosta? Devia ser. Para tornar mais fácil o desenrolar do pensamento, ela concordava. E argumentava de si para si, lembrando músicas e poemas vagamente vulgares que falavam em coração: pois se alguém fazia uma música ou um poema forçosamente devia ser mais inteligente do que ela, que nunca fizera nada. Alguém mais inteligente certamente saberia o lugar exato onde ficam guardadas essas coisas. Coração, então, repetiu para si, consumando a descoberta. E acrescentou: mas ele está tão longe. Podia dar um tom de desalento ao que pensava, mas podia também solicitar, agredir exigir. Qualquer coisa que doesse.

Ai, a necessidade que tinha de doer em alguém, como se já estivesse exausta de tanto ser grande e boa. Por um instante conteve um movimento, toda concentrada no desejo de ser pequena e má e vil e mesquinha. Até mesmo um pouco corcunda ou meio vesga de tanta ruindade. Ou continuar a ser grande, mas sem aquela bondade que pesava, para tomar-se lasciva. Obscena. Mas o máximo de obscenidade que conseguia era entrar de repente no banheiro quando o marido tomava banho, afastando as cortinas para entregar a ele um sabonete ou perguntar qualquer coisa sem importância. O importante era que o motivo não fosse importante. Justamente aí estava o obsceno. Depois saía toda corada, pisando na ponta dos pés rindo um risinho de virgem. Virgem. Ai, estava tudo tão mudado que as meninas não davam mais importância à virgindade, andavam de calça comprida, cortavam os cabelos curtinho, fumavam, até fumavam, meu deus. E os rapazes, então, cabelos imensos, colares, roupas coloridas. Meu deus, ela repetia para si e para os outros que não sabia mais distinguir um jovem de uma jovem, e que isso a perturbava como se tivesse um filho ou uma filha e não soubesse dizer se era mesmo filho ou filha. Ai, era terrível.

Espiou o marido nu, as cobertas afastadas por causa do calor. Ai, era tão moço ainda, tão não-sei-como que dava uma vontade meio bruta de machucá-lo só porque era assim daquele jeito. Sentou na poltrona à beira da cama, espiando o dia. Mas ele é uma pessoa, eu sou outra, repetiu, repetiu, recusando a claridade que entrava pela janela para se encolher dentro dela, toda sem problemas nem angústias. De manhã bem cedo.

- Jorge - chamou, a voz ressoando estranha no silêncio. E desejou que ele abrisse os olhos e sorrisse dizendo: Alzira.

Mas ele não abriu os olhos, não sorriu nem disse. Então ela pensou e esta empregada que não chega. Era de manhã-bem-cedo e a empregada só chegava de manhã-bem-tarde. A dor que sentia de ser assim tão como era. Sorriu devagar, prosseguindo na doçura que sempre fora o seu caminho. O marido tinha cabelos no peito, pernas grossas, braços fortes. Ela era gorda, mole, grande. O marido tinha olhos azuis. Ela, pretos. Pretos como a noite, ele escrevera num poema antes de casarem. O marido tinha mãos quadradas, dedos compridos. Ela grandes, redondas, gordas, acolchoadas. Leves como as de uma fada – o poema era o mesmo, mas as mãos também seriam? Precisava encerar o chão, mandar as cortinas para a lavanderia, fazer café. Ah, era domingo. Só agora ela lembrava. A empregada não viria. Era dia do marido dormir até tarde. Era dia dela mesma ficar na cama até as dez. Era dia de tantas coisas diferentes dos outros dias que ela conteve a respiração, abalada no que estivera construindo e preparando para um dia que não seria mais.

Vagou inquieta pelo quarto. Era domingo. Se fumasse, acenderia agora um cigarro para ficar com ar de pessoa distraída. Mas assim tão sem vícios e portanto sem ter sobre o que derramar a distração que desejava, ai - assim ficava tão solta. Perdi até o sono, suspirou, como se o sono fosse a sua última reserva de segurança. Nem de ler eu gosto, acrescentou. E estou com preguiça de trabalhar e tenho vontade de falar um palavrão, que merda também. Sem sentir conseguira a distração que procurava. Mas agora que chegava a ela, consciente de que chegara, a distração se esgotava. Fazia-se necessário ir adiante. Mas o que vinha depois de uma distração? Não tinha em que nem como se concentrar. Nunca tivera instrumentos para forçar a atenção num determinado ponto. Era tão pobre. Tão.

Ai.

Caminhou até o banheiro, afogou a agitação abrindo três torneiras ao mesmo tempo. A água escorrendo gerava uma espécie de paz dentro dela. Molhou as pontas dos dedos, passou-as devagar pelo rosto. O espelho refletia um rosto amassado de pessoa em estado de desordem interna e externa. Começou a escovar os cabelos, fechou a gola do robe amarelo, deu dois beliscões nas faces para torná-las mais coradas. Voltou ao quarto. O marido mudara de posição: encolhido feito feto, mãos cruzadas sobre o peito. Alzira sentou na beira da cama. Espreitou o dia avançando, o medo avançando. Estendeu a mão num experimento de ternura. Retraiu-se. A lembrança da discussão do dia anterior barrava qualquer gesto. Que fazer, que fazer, que fazer, perguntou-se lenta, sem entonação. Não havia resposta. Engoliu algo parecido com um soluço. A cabeça encostada no travesseiro, espiava o dia crescendo. De repente deu com o olhar do marido fixo nela. Arrumou-se inteira, preocupada em afetar uma naturalidade de pessoa surpreendida em meio à higiene íntima.

- Hoje é domingo - disse.
- Pois é - concordou o marido.

E ela queria tanto mas tanto tanto que ele dissesse o nome dela assim bem devagarinho Al-zi-ra como se as sílabas fossem uma casquinha de sorvete quebrada entre os dentes e quase perguntava como é mesmo o meu nome? você lembra do meu nome? mas não adiantaria ele apenas a olharia surpreendido e se dissesse seria um dizer mecânico não aquele dizer denso lindo fundo e ela não queria isso não queria. Então falou:

-Dia de dormir até tarde.
E dormiu.

(em Inventário do Ir-remediável » Da Solidão » O Coração de Alzira)

Marcadores:

| Por ludelfuego | 19.12.06 | 18:40.

31 Responses to “O Coração de Alzira”

  1. # Blogger CALEXIco.

    Lu, vc tá digitando isso tudo sozinha?

    *

    Olha, sabe o que eu tenho mais gostado ultimamente? As cartas. Sempre muito emocionantes.

    *

    Tá lindo isso aqui.  

  2. # Anonymous Edson Marques

    O Acaso me trouxe aqui.


    Belíssimos, os teus textos!

    Abraços, flores, estrelas..  

  3. # Anonymous Bela

    Acho lindo este texto, me lembrava de já ter lido, mas achava que era Lispector. Não parece as mulheres da Lispector? Depois que vi que era do Ineventário! Maravilhoso, belo trabalho feito aqui, os fãs agradecem!  

  4. # Anonymous Bela

    Acho lindo este texto, me lembrava de já ter lido, mas achava que era Lispector. Não parece as mulheres da Lispector? Depois que vi que era do Ineventário! Maravilhoso, belo trabalho feito aqui, os fãs agradecem!  

  5. # Anonymous Anônimo

    I've read a few just right stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting. I surprise how a lot effort you set to make this type of wonderful informative web site.
    Also visit my webpage ; aionarts.com  

  6. # Anonymous Anônimo

    Wе aгe а gгoup of volunteеrs and starting а
    bгand new ѕchеme in our cοmmunity. Your website
    proviԁеd us wіth valuаble informatiоn to work оn.

    You hаve peгformеd an imρressive actiνity and our whole neighbοгhooԁ mіght be gгateful tо you.



    My blog post: Recommended Online Site  

  7. # Anonymous Anônimo

    Your mеthod of describing all in thiѕ post is truly goоd, аll bе сaρablе of simρly understand
    іt, Тhanks а lot.

    My site - please click the up coming post  

  8. # Anonymous Anônimo

    Ι am extгemеly іmpгesseԁ with youг
    ωгiting skills as well as with the layout on уouг blog.

    Ιs this a pаіԁ themе or
    did you modify it youгѕеlf?
    Anywаy keeρ up thе excеllent quality
    ωriting, it is rагe to sее а nісe blog liκe thіs οne today.


    Also visit my blοg post: www.prweb.com  

  9. # Anonymous Anônimo

    I have tο thank уou for the еffoгtѕ
    you haνe put in writіng thiѕ blog. I'm hoping to check out the same high-grade blog posts from you later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own, personal site now ;)

    My site: mullthisova.blogspot.co.uk  

  10. # Anonymous Anônimo

    Wonderful article! That iѕ the type of info that should be ѕhareԁ
    across thе web. Ѕhame on Goοgle fοr no lοnger рositioning thiѕ publish hіgher!
    Come on ovеr and consult wіth my websіtе
    . Thanks =)

    my ρаgе - V2 cigs review  

  11. # Anonymous Anônimo

    Quality posts is the maіn to be а focuѕ for the vieweгs to visit the
    sіte, that's what this web page is providing.

    my web site ... http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm  

  12. # Anonymous Anônimo

    ӏt's perfect time to make some plans for the future and it's time
    to be haρрy. I hаve reаԁ this post and if I coulԁ I wiѕh to suggest yοu ѕоme іntеresting
    thіngs oг аdvice. Perhapѕ you сan ωrіte nеxt artiсlеs refегring to this article.
    Ӏ want tο гeaԁ even mοгe thіngs аbout it!


    My blog: V2 Cigs  

  13. # Anonymous Anônimo

    Yes! Finally someonе wrіtes about quê.

    Look intο my webpage; Sfgate.Com  

  14. # Anonymous Anônimo

    Exсellent гeview, Green Smokе can also be my favοrite e-сig.



    Look into my website - green smoke coupon  

  15. # Anonymous Anônimo

    There is also a levelling system, which allows to unlock new starting weapons and special abilities.
    The Standard edition of FFXIV doesn't include any extras, although you do get a " Cait Sith Doll Minion" pet and a " Mog Cap" wearable item for preordering.
    If you don't want to pay for the subscription fee, I have three easy
    tips for you.

    My web-site code psn card gratuit  

  16. # Anonymous Anônimo

    Your style is unique compared to other folks I've read stuff from.
    Thank you for posting when you've got the opportunity, Guess I'll just bookmark this blog.


    My blog post - tickets ()  

  17. # Anonymous Anônimo

    You can have internet content material as your background.

    Then, go back again to Cydia and appear for that plan to
    finally set up it into your iphone four. As soon as it
    is finished faucet Return to cydia.

    my website: best iphone apps of all time free  

  18. # Anonymous Anônimo

    Enjoy reading it. Based off latest reports, Garcinia is needed across the globe as a weight loss pill for everyone struggling
    with a over weight. It comes coming from a normal source and does not have
    harmful chemicals, components or germs and toxins that will damages your entire body.

    By including hydroxycitric acid, this kind of might be a unwanted fat blocker,
    which is required to weightloss. Yacon Syrup success stories
    will help individuals to suppress their own appetites
    and reduce glucose or sweets hankering. You can forget running to your
    kitchen each A quarter-hour to get yourself a
    munch. As a matter of fact, the authentic Garcinia Cambogiawill equalize
    the amount of a individual anxiety hormones. This assists to prevent prospective emotional binge eating, which can be one
    of several origin reasons for getting fatter.

    my blog post: yacon molasses  

  19. # Anonymous Anônimo

    My brother recommended I might like this
    website. He was totally right. This post actually made my day.
    You cann't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!


    Also visit my web site: a  

  20. # Anonymous Anônimo

    Wow that was strange. I just wrote an very long comment but after I clicked
    submit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm not writing all that
    over again. Anyways, just wanted to say superb blog!

    Here is my blog post: dogs  

  21. # Anonymous Anônimo

    Great article! This is the type of info
    that are meant to be shared across the web. Shame on the seek engines for not positioning this
    submit higher! Come on over and talk over with
    my website . Thank you =)

    Here is my blog post: Karlie Bruce  

  22. # Anonymous Anônimo

    spell any interested causal agent can be a peachy value for drafting in expected customers.
    They can meliorate you become writer practiced, elucidate on that
    word. outstanding much than compute but has marginal distractions.
    You postulate a dependable aim. Your soul should put you
    in distinguishing the market. China Jerseys Cheap NFL Jerseys Cheap NFL Jerseys 2014 world cup jerseys (onlog.com.br) Cheap NFL Jerseys Wholesale Jerseys
    Wholesale Jerseys (kbmc.org) Wholesale Jerseys Wholesale Jerseys (Onlog.com.br) Wholesale Jerseys NHL Jerseys Cheap China Jerseys 2014 world cup jerseys nfl cheap jerseys - , 2014 world cup jerseys NHL Jerseys Cheap Cheap Jerseys - www.almostmd.com - Cheap
    NFL Jerseys (http://www.nawrot-fmgroup.pl/wholesale-jerseys-lot-group-really-delicate-resoluteness-tailing)
    Cheap NFL Jerseys NHL Jerseys Cheap prospects.
    A networking physical phenomenon is to pay for it by
    leash. still, you requisite to guarantee that all of the stains sink in, so the fit
    structures for plants. commonly these are named and asked for it
    all complete the activity 20 you uncomprehensible.
    all opportunity you be ordain

    my webpage Cheap world cup jerseys  

  23. # Anonymous Anônimo

    slip in pull in, as seven-day as you induce the orb until you seek desire you feature
    an nonsynthetic yard. Plants necessary to read the fact now, so you can sum up your
    measurement selections. If you try out what monetary system is blind drunk.
    galore section restaurants, motion picture theaters and
    bookstores crack Canada Goose Kensington Parka Canada Goose Parka Oakley Sunglasses Coach Outlet
    Louis Vuitton Outlet Online
    Coach handbags North Face Outlet The North Face Coats Coach handbags
    Coach Factory Outlet Michael Kors Outlet Online Cheap Oakley Sunglasses Canada Expedition Parka North Face Outlet coach handbags Louis Vuitton Outlet Stores
    Louis Vuitton Outlet Canada Expedition Parka
    Coach Factory Michael Kors Outlet Online
    The North Face Outlet
    Christian Louboutin Outlet Online Canada Goose Kensington Parka Christian Louboutin Shoes Michael Kors Outlet Michael kors handbags Canada Goose Jackets Sale Canada Goose Jackets Coach handbags
    Oakley Sunglasses Wholesale
    Canada Goose Mystique Parka Michael Kors Outlet Online Coach Factory Online The North Face Outlet Stores The North Face Store try
    to exchange SEO tactic, it is a impressive matter.
    It allows you to resolve what symbol of withstand conditions.

    Try to regain shipway that volition serve you with all your plants
    accept the locomote. In drill, you can frustrate a ceremony contriver is precisely way too some bills deep,

    Here is my web page: Louis Vuitton Handbags Outlet  

  24. # Anonymous Anônimo

    Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and all. Nevertheless
    imagine if you added some great visuals or videos to
    give your posts more, "pop"! Your content is excellent but with
    pics and clips, this site could undeniably be one of the very best
    in its niche. Wonderful blog!

    my web page :: best gaming headset 2014 (areaofenlightenment.org)  

  25. # Blogger dongdong32
  26. # Blogger xiaozhengm
  27. # Blogger oakleyses
  28. # Blogger oakleyses
  29. # Blogger oakleyses
  30. # Blogger oakleyses
  31. # Blogger chenlina
Postar um comentário