"Não, meu bem, não adianta bancar o distante
lá vem o amor nos dilacerar de novo..."

Andei pensando coisas. O que é raro, dirão os irônicos. Ou "o que foi?" - perguntariam os complacentes. Para estes últimos, quem sabe, escrevo. E repito: andei pensando coisas sobre amor, essa palavra sagrada. O que mais me deteve, do que pensei, era assim: a perda do amor é igual à perda da morte. Só que dói mais. Quando morre alguém que você ama, você se dói inteiro(a)- mas a morte é inevitável, portanto normal. Quando você perde alguém que você ama, e esse amor - essa pessoa - continua vivo(a), há então uma morte anormal. O NUNCA MAIS de não ter quem se ama torna-se tão irremediável quanto não ter NUNCA MAIS quem morreu. E dói mais fundo- porque se poderia ter, já que está vivo(a). Mas não se tem, nem se terá, quando o fim do amor é: NEVER.
Pensando nisso, pensei um pouco depois em Boy George: meu-amor-me-abandonou-e-sem-ele-eu-nao-vivo-então-quero-morrer-drogado. Lembrei de John Hincley Jr., apaixonado por Jodie Foster, e que escreveu a ela, em 1981: "Se você não me amar, eu matarei o presidente". E deu um tiro em Ronald Regan. A frase de Hincley é a mais significativa frase de amor do século XX. A atitude de Boy George - se não houver algo de publicitário nisso - é a mais linda atitude de amor do século XX. Penso em Werther, de Goethe. E acho lindo.
No século XX não se ama. Ninguém quer ninguém. Amar é out, é babaca, é careta. Embora persistam essas estranhas fronteiras entre paixão e loucura, entre paixão e suicídio. Não compreendo como querer o outro possa tornar-se mais forte do que querer a si próprio. Não compreendo como querer o outro possa pintar como saída de nossa solidão fatal. Mentira:compreendo sim. Mesmo consciente de que nasci sozinho do útero de minha mãe,berrando de pavor para o mundo insano,e que embarcarei sozinho num caixão rumo a sei lá o quê, além do pó.O que ou quem cruzo entre esses dois portos gelados da solidão é mera viagem: véu de maya,ilusão,passatempo.E exigimos o terno do perecível,loucos.

Depois, pensei também em Adèle Hugo, filha de Victor Hugo. A Adèle H. de François Truffaut, vivida por Isabelle Adjani. Adèle apaixonou-se por um homem. Ele não a queria. Ela o seguiu aos Estados Unidos, ao Caribe, escrevendo cartas jamais respondidas, rastejando por amor. Enlouqueceu mendigando a atenção dele. Certo dia, em Barbados, esbarraram na rua. Ele a olhou. Ela, louca de amor por ele, não o reconheceu. Ele havia deixado de ser ele: transformara-se em símbolosem face nem corpo da paixão e da loucura dela. Não era mais ele: ela amava alguém que não existia mais, objetivamente. Existia somente dentro dela. Adèle morreu no hospício, escrevendo cartas (a ele: "É para você, para você que eu escrevo" - dizia Ana C.) numa língua que, até hoje, ninguém conseguiu decifrar.
Andei pensando em Adèle H., em Boy George e em John Hincley Jr. Andei pensando nesses extremos da paixão, quando te amo tanto e tão além do meu ego que - se você não me ama: eu enlouqueço, eu me suicido com heroína ou eu mato o presidente. Me veio um fundo desprezo pela minha/nossa dor mediana, pela minha/nossa rejeição amorosa desempenhando papéis tipo sou-forte-seguro-essa-sou-mais-eu. Que imensa miséria o grande amor - depois do não, depois do fim - reduzir-se a duas ou três frases frias ou sarcásticas. Num bar qualquer, numa esquina da vida.
Ai que dor: que dor sentida e portuguesa de Fernando Pessoa - muito mais sábio -, que nunca caiu nessas ciladas. Pois como já dizia Drummond, "o amor car(o,a,) colega esse não consola nunca de núncaras". E apesar de tudo eu penso sim, eu digo sim, eu quero Sins.

(in Pequenas Epifanias)

Marcadores:

| Por ludelfuego | 28.11.06 | 11:07.

25 Responses to “Extremos da Paixão”

  1. # Anonymous Anônimo

    "O amor no escuro, não, no claro,
    é sempre triste, meu filho, Carlos,
    mas não diga nada a ninguém, ninguém sabe nem saberá."  

  2. # Blogger Unknown

    lindo!  

  3. # Anonymous Anônimo

    pessoas иãσ єѕταrão н мαιѕ αqυι ¢σм α gєиτє мαιѕ vαмσѕ яєzαя ραяα qυє єℓα ѕєנα fєℓιz є qυє ѕυα vι∂α ѕєנα єτєяиα єм иσѕѕσѕ ¢σяαçõєѕ  

  4. # Anonymous Anônimo

    quando a gente ta abobalhado de paixão essas pieguices que caio escreve parecem bem legais. ainda bem que essa baboseira ta acabando e que "amar" é careta.  

  5. # Blogger chenlina
  6. # Blogger oakleyses
  7. # Blogger oakleyses
  8. # Blogger chenlina
  9. # Blogger raybanoutlet001
  10. # Blogger jeje
  11. # Blogger adidas nmd
  12. # Blogger raybanoutlet001
  13. # Blogger Unknown
  14. # Blogger Unknown
  15. # Blogger Unknown
  16. # Blogger wk

    0802jejeLa star avec le nike internationalist homme promo personnel, Michael Jordan a frappé ses propres meilleurs scores au cours des 12 mois en plus. Le Nike Dunk Mario est vraiment une chaussure blanche en utilisant une touche de bleu candy en face de lui. Comment la créativité peut-elle avoir une valeur monétaire, à part les choses chaussure air jordan 1 mid pour homme évidentes comme les stars du rock et les auteurs à succès? sont plusieurs choses à considérer Nike Shox Navina ici. Pour des marques comme NIKE UK, cela se fait souvent grâce New Balance 1300 France à des campagnes publicitaires et marketing intelligentes qui assurent un flux constant de clients et augmentent également la visibilité de la marchandise là où la marque n'est pas bien nike air trainer huarache pas cher homme identifiée. Au cours de l'année, la star a également posé quatre-vingt-douze coups de position pour la durée du temps, en comparaison avec les soixante-huit pointeurs 3 qu'il a eu dans l'ensemble des saisons qu'il directeur commercial asics france a joué ensemble. Nous réalisons également qu'il existe de nombreuses personnes qui ne font pas et n'utilisent pas de stéroïdes ou de suppléments diététiques illégaux pour élever leur physique et que je ne juge pas puisque Air Jordan 1 Homme cela peut être un choix personnel.
     

  17. # Blogger Unknown
  18. # Blogger zzyytt
  19. # Blogger जय हिन्द
  20. # Blogger जय हिन्द
  21. # Blogger जय हिन्द
  22. # Blogger जय हिन्द
  23. # Blogger شركة دجلة بالمز
  24. # Blogger Home Care Services - Cityfindo.com

    Este comentário foi removido pelo autor.  

  25. # Blogger NFL Game

    Cowboys Game Live News & Media Video Scores Schedules Standings. Dallas Cowboys Live Stream, Player News, Injuries, Player Rankings, Starting Trends and more you can’t imagine.For more info visit our site: Watch Dallas Cowboys Football Live Online
     

Postar um comentário