Para Luzia Peltier, que soube dela

"No fundo do peito, esse fruto apodrecendo a cada dentada."
(Macalé & Duda Machado: Hotel de Estrelas)

Chamava-se Harriett, mas não era loura. As pessoas esperavam dela coisas como longas tranças, olhos azuis e voz mansa. Espantavam-se com os ombros largos, a cabeleira meio áspera, o rosto marcado e duro, os olhos escurecidos. Harriett ficava sozinha o tempo todo. Mesmo assim, as pessoas gostavam dela.

Quase todo mundo foi na estação quando eles foram embora para a capital. Ela estava debruçada na janela, com os cabelos ásperos em torno das maçãs salientes. Eu fiquei olhando para Harriett sem conseguir imaginá-la no meio dos edifícios e dos automóveis. Acho que senti pena - e acho que ela sentiu que eu sentia pena dela, porque de repente fez uma coisa completamente inesperada. Harriett desceu do trem e me deu um beijo no rosto. Um beijo duro e seco. Qualquer coisa como uma vergonha de gostar.

Essa foi a primeira vez que eu vi os pés dela. Estavam descalços e um pouco sujos. Os pés dela eram os pés que a gente esperava de uma Harriett. Pequenos e brancos, de unhas azuladas como de crianças. Eu queria muito ficar olhando para seus pés porque achei que só tinha descoberto Harriett na hora dela ir embora. Mas o trem se foi. E ela não olhou pela janela.

Um tempo depois a gente viu uma fotografia dela numa revista, com um vestido de baile. Harriett era manequim na capital. Todo mundo falou e comprou a revista. Quase todos os dias a gente via a foto dela nos jornais. Harriett era famosa. A cidade adorava ela, mas ela nunca escreveu uma carta para ninguém.

Muito tempo depois, eu a vi outra vez. Eu estava trabalhando num jornal e tinha que fazer uma entrevista com ela. Harriett estava sozinha e não ficou feliz em me ver. Continuava grande e consumida e tinha nos olhos uma sombra cheia de dor. Fumava.Falei da cidade, das pessoas, das ruas - mas ela pareceu não lembra. Contou-me de seus filmes, seus desfiles, suas viagens - contou tudo com uma voz lenta e rouca. Depois, sem que eu entendesse por que, mostrou-me uma coisa que ela tinha escrito. Uma coisa triste parecida com uma carta. Tinha um pedaço que nunca mais consegui esquecer, e que falava assim:

sabe que o meu gostar por você chegou a ser amor
pois se eu me comovia vendo você pois se eu acordava
no meio da noite só pra ver você dormindo meu deus
como você me doía vezenquando eu vou ficar esperando
você numa tarde cinzenta de inverno bem no meio duma
praça então os meus braços não vão ser suficientes para
abraçar você e a minha voz vai querer dizer tanta coisa
que eu vou ficar calada um tempo enorme só olhando você
sem dizer nada só olhando olhando e pensando meu deus
ah meu deus como você me dói vezenquando

Quando terminei de ler, tinha vontade de chorar e fiquei uma porção de tempo olhando para os pés dela. E pensei que ela parecia ter escrito aquilo com seus pés de criança, e não com as mãos ossudas. Eu disse para Harriett que era lindo, mas ela me olhou com aquela cara dura que a gente não esperava de uma Harriett e disse que não adiantava nada ser lindo. Tive vontade de fazer alguma coisa por ela. Mas eu só tinha uma vaga numa pensão ordinária e um número de telefone sempre estragado. Eu não podia fazer nada. E se pudese, ela também não deixaria. Fui embora com a impressão de que ela queria dizer alguma coisa.

Três dias depois a gente soube que ela tinha tomado um monte de comprimidos para dormir, cortou os pulsos e enfiou a cabeça no forno do fogão a gás. Foi muita gente no enterro e ficaram inventando histórias sujas e tristes. Mas ninguém soube. Ninguém soube nunca dos pés de Harriett. Só eu. Um desses invernos eu vou encontrar com ela no meio duma praça cinzenta e vou ficar uma porção de tempo sem dizer nada só olhando e pensando: que pena - que pena, Harriett, você não ter sido loura. Vezenquando, pelo menos.

Marcadores:

| Por ludelfuego | 27.9.06 | 21:14.

20 Responses to “HARRIETT

  1. # Anonymous Anônimo

    Passarei algum dia lendo caio por aqui... adorei.

    beijos.  

  2. # Blogger Nana

    bonito.  

  3. # Blogger Juliana

    Lindo, este conto.

    Me identifiquei bastante!  

  4. # Blogger Maria Valentin

    Harriett me encanta de uma forma indizível (: gosto muito do blog de vocês, beijinho  

  5. # Anonymous Lidi

    Chega a ser Insano de tão bonito!

    Parabéns pelo Blog!
    Abraços  

  6. # Blogger Unknown

    Gosto imensamente de Caio Fernando Abreu.Impressionante sua capacidade de verbalizar coisas que sempre senti e nunca consegui expressá-las de forma tão clara e bonita.

    O blog está lindo !

    Bjos  

  7. # Blogger Unknown

    Sensacional. Caio consegue traduzir a alma de qualquer leitor.  

  8. # Blogger Roberta Médice

    Esse conto sempre me dá um aperto no coração  

  9. # Blogger Cinara Costa

    Nossa, li esse conto em um livro há muito tempo, há mais de 3 anos, infelizmente o conto não estava inteiro. Mas tinha a "carta" e eu me apaixonei imediatamente!
    Só um dia desses eu descobri que quem havia escrito isso tinha sido o Caio... sempre fui apaixonada por ele e não sabia haha :)
    Adorei o conto, muito lindo.
    "sabe que o meu gostar por você chegou a ser amor..."  

  10. # Blogger Jotape

    É tão bonito que parece artificial, lindo demais!  

  11. # Blogger oakleyses
  12. # Blogger oakleyses
  13. # Blogger jeje
  14. # Blogger adidas nmd
  15. # Blogger raybanoutlet001
  16. # Blogger Unknown
  17. # Blogger Unknown
  18. # Blogger Unknown
  19. # Blogger wk

    0802jejeMalgré cela, John a été diagnostiqué avec la tuberculose à un new balance homme noir et bleu plus jeune âge et a fourni un pronostic sombre pour la survie. Un autre mouvement à adopter est d'utiliser une méthode fantastique d'optimisation des moteurs de recherche Nike Shox R3-R4 pour s'assurer que lorsqu'il existe une chasse basée sur le Web pour les vendeurs de chaussures Nike Shox R3-R4, votre site internet est probablement le premier à être tiré new balance 999 aztec gold à travers le moteur de recherche en ligne. Six mois ou un an sur la route, une mauvaise finition oblige à la fois la mauvaise volonté et un second achat inutile de votre part. Pilotes et fairway woods aspect STR8-FIT TOUR innovation technologique ajustable ainsi qu'un canal asics gel cumulus soldes de compression réglable qui renforce le volume des zones adoucies de la zone du visage du club. Les chaussures de loisirs sont également spécialement conçues pour le but qu'elles servent et bien que la mode puisse jouer un rôle important dans le choix du type et du nike basketball chatelet style des chaussures de loisirs, même les sandales habillées ou les sandales de natation offrent une certaine protection. Maintenir une mission claire (faisabilité d'une chaussure peu coûteuse), un grand leadership, développer une camaraderie fantastique parmi les membres de l'équipe, une expérience de responsabilité des résultats par tous les membres, assurer la croissance des membres comme une équipe et nike baskets blazer mid femme dans leur vie privée.
     

  20. # Blogger Unknown
Postar um comentário