19.12.06

O Coração de Alzira

Pois que ele era uma pessoa e ela outra, descobriu de repente, afastando as cortinas. E eu que quis fazer de mim algo tão claro como um rio sem profundidade, disse para si mesma, em distração colocando em movimento os átomos de poeira. Curvou-se até o chão para apanhar um grampo. Quando se curvava assim, o cabelo caindo no rosto, assumia um ar humilde de coisa grande que se curva.

Ela era toda grande, de mãos e pés e olhos e busto, mas um grande que não se impunha, não feria. Um grande que pousava como quem já vai embora. Ela parecia levantar vôo, no surpreendente de que ao elevar-se não deslocasse o ar em torno nem provocasse ventania. Até mesmo seu coração era grande. Era coração, aquele escondido pedaço de ser onde fica guardado o que se sente e o que se pensa sobre as pessoas das quais se gosta? Devia ser. Para tornar mais fácil o desenrolar do pensamento, ela concordava. E argumentava de si para si, lembrando músicas e poemas vagamente vulgares que falavam em coração: pois se alguém fazia uma música ou um poema forçosamente devia ser mais inteligente do que ela, que nunca fizera nada. Alguém mais inteligente certamente saberia o lugar exato onde ficam guardadas essas coisas. Coração, então, repetiu para si, consumando a descoberta. E acrescentou: mas ele está tão longe. Podia dar um tom de desalento ao que pensava, mas podia também solicitar, agredir exigir. Qualquer coisa que doesse.

Ai, a necessidade que tinha de doer em alguém, como se já estivesse exausta de tanto ser grande e boa. Por um instante conteve um movimento, toda concentrada no desejo de ser pequena e má e vil e mesquinha. Até mesmo um pouco corcunda ou meio vesga de tanta ruindade. Ou continuar a ser grande, mas sem aquela bondade que pesava, para tomar-se lasciva. Obscena. Mas o máximo de obscenidade que conseguia era entrar de repente no banheiro quando o marido tomava banho, afastando as cortinas para entregar a ele um sabonete ou perguntar qualquer coisa sem importância. O importante era que o motivo não fosse importante. Justamente aí estava o obsceno. Depois saía toda corada, pisando na ponta dos pés rindo um risinho de virgem. Virgem. Ai, estava tudo tão mudado que as meninas não davam mais importância à virgindade, andavam de calça comprida, cortavam os cabelos curtinho, fumavam, até fumavam, meu deus. E os rapazes, então, cabelos imensos, colares, roupas coloridas. Meu deus, ela repetia para si e para os outros que não sabia mais distinguir um jovem de uma jovem, e que isso a perturbava como se tivesse um filho ou uma filha e não soubesse dizer se era mesmo filho ou filha. Ai, era terrível.

Espiou o marido nu, as cobertas afastadas por causa do calor. Ai, era tão moço ainda, tão não-sei-como que dava uma vontade meio bruta de machucá-lo só porque era assim daquele jeito. Sentou na poltrona à beira da cama, espiando o dia. Mas ele é uma pessoa, eu sou outra, repetiu, repetiu, recusando a claridade que entrava pela janela para se encolher dentro dela, toda sem problemas nem angústias. De manhã bem cedo.

- Jorge - chamou, a voz ressoando estranha no silêncio. E desejou que ele abrisse os olhos e sorrisse dizendo: Alzira.

Mas ele não abriu os olhos, não sorriu nem disse. Então ela pensou e esta empregada que não chega. Era de manhã-bem-cedo e a empregada só chegava de manhã-bem-tarde. A dor que sentia de ser assim tão como era. Sorriu devagar, prosseguindo na doçura que sempre fora o seu caminho. O marido tinha cabelos no peito, pernas grossas, braços fortes. Ela era gorda, mole, grande. O marido tinha olhos azuis. Ela, pretos. Pretos como a noite, ele escrevera num poema antes de casarem. O marido tinha mãos quadradas, dedos compridos. Ela grandes, redondas, gordas, acolchoadas. Leves como as de uma fada – o poema era o mesmo, mas as mãos também seriam? Precisava encerar o chão, mandar as cortinas para a lavanderia, fazer café. Ah, era domingo. Só agora ela lembrava. A empregada não viria. Era dia do marido dormir até tarde. Era dia dela mesma ficar na cama até as dez. Era dia de tantas coisas diferentes dos outros dias que ela conteve a respiração, abalada no que estivera construindo e preparando para um dia que não seria mais.

Vagou inquieta pelo quarto. Era domingo. Se fumasse, acenderia agora um cigarro para ficar com ar de pessoa distraída. Mas assim tão sem vícios e portanto sem ter sobre o que derramar a distração que desejava, ai - assim ficava tão solta. Perdi até o sono, suspirou, como se o sono fosse a sua última reserva de segurança. Nem de ler eu gosto, acrescentou. E estou com preguiça de trabalhar e tenho vontade de falar um palavrão, que merda também. Sem sentir conseguira a distração que procurava. Mas agora que chegava a ela, consciente de que chegara, a distração se esgotava. Fazia-se necessário ir adiante. Mas o que vinha depois de uma distração? Não tinha em que nem como se concentrar. Nunca tivera instrumentos para forçar a atenção num determinado ponto. Era tão pobre. Tão.

Ai.

Caminhou até o banheiro, afogou a agitação abrindo três torneiras ao mesmo tempo. A água escorrendo gerava uma espécie de paz dentro dela. Molhou as pontas dos dedos, passou-as devagar pelo rosto. O espelho refletia um rosto amassado de pessoa em estado de desordem interna e externa. Começou a escovar os cabelos, fechou a gola do robe amarelo, deu dois beliscões nas faces para torná-las mais coradas. Voltou ao quarto. O marido mudara de posição: encolhido feito feto, mãos cruzadas sobre o peito. Alzira sentou na beira da cama. Espreitou o dia avançando, o medo avançando. Estendeu a mão num experimento de ternura. Retraiu-se. A lembrança da discussão do dia anterior barrava qualquer gesto. Que fazer, que fazer, que fazer, perguntou-se lenta, sem entonação. Não havia resposta. Engoliu algo parecido com um soluço. A cabeça encostada no travesseiro, espiava o dia crescendo. De repente deu com o olhar do marido fixo nela. Arrumou-se inteira, preocupada em afetar uma naturalidade de pessoa surpreendida em meio à higiene íntima.

- Hoje é domingo - disse.
- Pois é - concordou o marido.

E ela queria tanto mas tanto tanto que ele dissesse o nome dela assim bem devagarinho Al-zi-ra como se as sílabas fossem uma casquinha de sorvete quebrada entre os dentes e quase perguntava como é mesmo o meu nome? você lembra do meu nome? mas não adiantaria ele apenas a olharia surpreendido e se dissesse seria um dizer mecânico não aquele dizer denso lindo fundo e ela não queria isso não queria. Então falou:

-Dia de dormir até tarde.
E dormiu.

(em Inventário do Ir-remediável » Da Solidão » O Coração de Alzira)

39 comentários:

  1. Lu, vc tá digitando isso tudo sozinha?

    *

    Olha, sabe o que eu tenho mais gostado ultimamente? As cartas. Sempre muito emocionantes.

    *

    Tá lindo isso aqui.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:17

    O Acaso me trouxe aqui.


    Belíssimos, os teus textos!

    Abraços, flores, estrelas..

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo este texto, me lembrava de já ter lido, mas achava que era Lispector. Não parece as mulheres da Lispector? Depois que vi que era do Ineventário! Maravilhoso, belo trabalho feito aqui, os fãs agradecem!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo este texto, me lembrava de já ter lido, mas achava que era Lispector. Não parece as mulheres da Lispector? Depois que vi que era do Ineventário! Maravilhoso, belo trabalho feito aqui, os fãs agradecem!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo00:49

    I've read a few just right stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting. I surprise how a lot effort you set to make this type of wonderful informative web site.
    Also visit my webpage ; aionarts.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:25

    Wе aгe а gгoup of volunteеrs and starting а
    bгand new ѕchеme in our cοmmunity. Your website
    proviԁеd us wіth valuаble informatiоn to work оn.

    You hаve peгformеd an imρressive actiνity and our whole neighbοгhooԁ mіght be gгateful tо you.



    My blog post: Recommended Online Site

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:46

    Your mеthod of describing all in thiѕ post is truly goоd, аll bе сaρablе of simρly understand
    іt, Тhanks а lot.

    My site - please click the up coming post

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22:16

    Ι am extгemеly іmpгesseԁ with youг
    ωгiting skills as well as with the layout on уouг blog.

    Ιs this a pаіԁ themе or
    did you modify it youгѕеlf?
    Anywаy keeρ up thе excеllent quality
    ωriting, it is rагe to sее а nісe blog liκe thіs οne today.


    Also visit my blοg post: www.prweb.com

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:39

    I have tο thank уou for the еffoгtѕ
    you haνe put in writіng thiѕ blog. I'm hoping to check out the same high-grade blog posts from you later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own, personal site now ;)

    My site: mullthisova.blogspot.co.uk

    ResponderExcluir
  10. Anônimo02:30

    Wonderful article! That iѕ the type of info that should be ѕhareԁ
    across thе web. Ѕhame on Goοgle fοr no lοnger рositioning thiѕ publish hіgher!
    Come on ovеr and consult wіth my websіtе
    . Thanks =)

    my ρаgе - V2 cigs review

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:54

    Quality posts is the maіn to be а focuѕ for the vieweгs to visit the
    sіte, that's what this web page is providing.

    my web site ... http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  12. Anônimo18:05

    ӏt's perfect time to make some plans for the future and it's time
    to be haρрy. I hаve reаԁ this post and if I coulԁ I wiѕh to suggest yοu ѕоme іntеresting
    thіngs oг аdvice. Perhapѕ you сan ωrіte nеxt artiсlеs refегring to this article.
    Ӏ want tο гeaԁ even mοгe thіngs аbout it!


    My blog: V2 Cigs

    ResponderExcluir
  13. Anônimo18:05

    Yes! Finally someonе wrіtes about quê.

    Look intο my webpage; Sfgate.Com

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:09

    Exсellent гeview, Green Smokе can also be my favοrite e-сig.



    Look into my website - green smoke coupon

    ResponderExcluir
  15. Anônimo20:04

    There is also a levelling system, which allows to unlock new starting weapons and special abilities.
    The Standard edition of FFXIV doesn't include any extras, although you do get a " Cait Sith Doll Minion" pet and a " Mog Cap" wearable item for preordering.
    If you don't want to pay for the subscription fee, I have three easy
    tips for you.

    My web-site code psn card gratuit

    ResponderExcluir
  16. Anônimo09:36

    Your style is unique compared to other folks I've read stuff from.
    Thank you for posting when you've got the opportunity, Guess I'll just bookmark this blog.


    My blog post - tickets ()

    ResponderExcluir
  17. Anônimo03:04

    You can have internet content material as your background.

    Then, go back again to Cydia and appear for that plan to
    finally set up it into your iphone four. As soon as it
    is finished faucet Return to cydia.

    my website: best iphone apps of all time free

    ResponderExcluir
  18. Anônimo16:32

    Enjoy reading it. Based off latest reports, Garcinia is needed across the globe as a weight loss pill for everyone struggling
    with a over weight. It comes coming from a normal source and does not have
    harmful chemicals, components or germs and toxins that will damages your entire body.

    By including hydroxycitric acid, this kind of might be a unwanted fat blocker,
    which is required to weightloss. Yacon Syrup success stories
    will help individuals to suppress their own appetites
    and reduce glucose or sweets hankering. You can forget running to your
    kitchen each A quarter-hour to get yourself a
    munch. As a matter of fact, the authentic Garcinia Cambogiawill equalize
    the amount of a individual anxiety hormones. This assists to prevent prospective emotional binge eating, which can be one
    of several origin reasons for getting fatter.

    my blog post: yacon molasses

    ResponderExcluir
  19. Anônimo01:08

    Great article! This is the type of info
    that are meant to be shared across the web. Shame on the seek engines for not positioning this
    submit higher! Come on over and talk over with
    my website . Thank you =)

    Here is my blog post: Karlie Bruce

    ResponderExcluir
  20. Anônimo15:19

    Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and all. Nevertheless
    imagine if you added some great visuals or videos to
    give your posts more, "pop"! Your content is excellent but with
    pics and clips, this site could undeniably be one of the very best
    in its niche. Wonderful blog!

    my web page :: best gaming headset 2014 (areaofenlightenment.org)

    ResponderExcluir
  21. 0802jejeAlors qu'il chaussures asics tiger pas cher pourrait bien être des heures de nike air max thea bleu pas cher travail aux États-Unis, il pourrait basket nike air trainer huarache low s'agir de petites heures en Chine basket nike air max 90 essential femme et en Inde. Nike nike air max bw si homme définit que Flywire est constitué de nike air max bw femme noir et rose filaments stratégiquement placés qui asics gel lyte v noir blanc fonctionnent comme des câbles sur un asics gel femme pas cher pont suspendu et offrent nike air presto homme solde un soutien précis là où c'est nécessaire.

    ResponderExcluir
  22. Thank you so much sharing such an amazing blog. It’s really helpful for me. Visit for
    Europe Honeymoon Packages

    ResponderExcluir
  23. I have been using this app Gold Miner Vegas Mod Apk : and downloaded and playing it regularly.

    ResponderExcluir
  24. https://www.youtube.com/watch?v=WDcukuLhO1E

    ResponderExcluir