Reza não muito antiga lenda que homossexuais masculinos de qualquer idade ou nação – além de bofe, bicha, tia ou denominação similar – dividem-se em quatro grupos distintos. Seriam na verdade, sempre segundo a lenda, quatro irmãos que atendem por nomes femininos. A saber, e essa ordem arbitrária não implica cronologia nem preferência: Jacira, Telma, Irma e Irene.
Para começo de conversa, vamos à mais popular delas: a Jacira. Suficientemente conhecida, seja pelo personagem Jaci (que no romance Onde Andará Dulce Veiga?, de minha autoria, em dias de arco-íris recebe uma Oxumaré de frente e transforma-se na devastadora Jacira) ou pelos louváveis esforços do jornalista Eduardo Logullo em divulgá-la através da coluna Joyce Pascowitch, na Folha de São Paulo.
Das quatro irmãs, Jacira é aquela que todo mundo sabe que é homossexual, e ela mesma – que refere-se a si própria, seja qual for seu nome, sempre no feminino – acha ótimo ser. A Jacira usa roupas e cores chamativas, fala alto em público, geralmente anda em grupos de amigos também jaciras como ela, todas exercendo o velho hábito de “fechar”. Como diria Antônio Bivar, é uma pintosa. Uma pintosa assumida, despudorada. Sempre foi bicha, adora ser bicha e, maniqueísta como ela só, continua achando que a humanidade divide-se entre bofes e bichas, categoria esta última na qual se inclui. Com orgulho. Superinformada, embora não leia muito (existem Jaciras nigrinhas,analfabetas), ela sempre sabe – de orelhada – tudo que está em cartaz na cidade. Fofocas que insinuam viperinas dubiedades sobre a sexualidade alheia. Ao entrar em qualquer ambiente, uma Jacira sempre é imediatamente notada. O que satisfaz seu principal objetivo na vida: aparecer.
Bem menos luminosa e sem graça que a Jacira é: a Telma. Seu nome provavelmente originou-se daquela versão que Ney Matogrosso cantava: “Telma eu não sou gay/ o que falam de mim são maldades”, algo assim. Ao contrário da Jacira, a Telma é infelicíssima. Ela bebe. Bebe para esquecer que poderia ser homossexual. O problema é que, exatamente quando bebe, mais exatamente ainda depois do terceiro ou quarto uísque, é que a Telma transforma-se em homo. Embriagada, Telma ataca. E dramaticamente na manhã seguinte não lembra de nada. Aquela Jane Fonda de The Morning After perde. Embora a Telma fique muito erotizada em estado etílico, ela sempre nega que é, e negará até a morte. A única solução para uma Telma empedernida seria a psicanálise (que ela, a mais doente, acha que não precisa) ou parar de beber. O que, por tabela, significaria também parar de trepar. Pobres Telmas – categoria da qual países como o Brasil (vide academias de ginástica, futebol, chopadas com o pessoal da repartição, etc.) está cheio.
Menos trágica, mas ainda mais complexa, é a terceira irmã: a Irma. As Irmas não são exatamente infelizes – pelo menos, não tanto quanto as Telmas --, embora bem menos felizes que as Jaciras – que aparentam ser e realmente são felicíssimas. Irma é aquela que todo mundo jura que é, incluindo a mãe, a irmã e a esposa (Irmas casam muito) – mas ela mesma não sabe que é. Não sabe ou finge que não. A Irma dá quase tanta pinta quanto a Jacira, adora todo o folclore gay, de Carmen Miranda a show de travesti, passando por concurso de miss, Mae West, leopardos, James Dean e Marilyn Monroe. Estranhamente não “faz”. Quando solteira ninguém de sexo algum poderá afirmar – muito menos provar – que já fez sexo com uma Irma. Ou se fez, não prestou muito, pois há quem diga que Irmas costumam ser mal-dotadas, impotentes, dessas assim. Pode ser. A verdade é, quando casadas, as esposas das Irmas raramente apresentam um ar satisfeito. Sexualmente satisfeito.
Irmas costumam ser afáveis – ao contrário das problemáticas Telmas, introvertidas e depressivas. Adoram Jaciras, apesar destas gostarem de chamá-las, sobretudo em público e aos gritos, de “queridaaaaaaaa”. É que toda Jacira sabe – ou supõe – que no fundo toda Irma é tão Jacira quanto ela. Mas como as Telmas, Irmas fogem de definições. E ao contrário das Telmas, muito pecadoras, podem até morrer sem se atreverem a provar os prazeres do – para citar uma Jacira clássica – amor que não ousa dizer seu próprio etc.
Inicialmente limitada a essas três, a lenda recentemente incluiu a existência de uma quarta irmã: a Irene. Tão assumida quanto a Jacira, ao contrário desta, a Irene não dá pinta. Ela é, sabe que é, mas não exibe nem constrange. Pode até usar brinquinho na orelha, dar alguma rabanada menos comedida, ou mesmo – de brincadeira – referir-se a si mesma ou uma amiga no feminino. Mas a Irene é tranqüila. Geralmente analisada, culta. Bom nível social, numa palavra – Irene parece serena em relação à própria sexualidade. Que é diversificada. Podem ter longos casos, morar junto, ou viverem certas idiossincrasias eróticas. Só gostarem de working class, por exemplo, ou de adolescentes, choferes de táxi ou estudantes de Física. Ou de Irenes como elas: são as Irenes lésbicas, bastante comuns e conhecidas, literalmente, como gays. Telmas e Irmas escondem tudo da família, vizinhos e colegas, embora a Irma não tenha nada a esconder. Jaciras não escondem coisa alguma, explicitérrimas. Irenes deixam no ar: se alguém perceber, que perceba. Educação é básico para elas. Serenamente educadas, pois, às vezes até casam. Com mulheres.
Entre as quatro, desgraçadamente as relações são turbulentas. Jaciras, por exemplo, adoram seduzir Telmas. Estas (quando sóbrias, claro) têm medo pânico de Jaciras. Irenes por sua vez, nutrem uma espécie de carinho apiedado pelas desventuradas Telmas – e isso pode até resultar numa ardente noite de paixão entre ambas. Da qual naturalmente a Telma jamais lembrará, embora tenha feito horrores. O grande risco que toda Irene corre é apaixonar-se por uma Telma: comerá o pão que o diabo amassou, até entrar noutra. Com a Irma, de quem Irene também gosta, o risco não é tão grave: Irenes sabem que com Irmas não rola. E pode assim transformar tudo numa aparentemente saudável “amizade viril”: as duas fingindo, para usar a terminologia antiga, que são bofes. Há quem creia. Jaciras não simpatizam muito com Irenes, acham-nas “metidas”. A recíproca também é verdadeira: Irenes acham Jaciras pintosas demais, apesar de divertidas, folclóricas. E inconvenientes. E com a imperdoável mania de roubar namorados alheios. Irenes adoram namorar, pegar na mão, ir ao cinema, comer pizza, fim de semana em Ilhabela, ver TV – tudo isso together. Já Telmas e Irenes, entre si, são hostis. Talvez uma tema o julgamento da outra, vai saber. Irmas, no entanto, podem ceder aos insistentes encantos das Jaciras. Existem mesmo certas Irmas que algumas Jaciras – para ódio das Irenes – juram já ter feito. Jaciras, por sua vez, não raramente invejam Irenes, que sempre aparentam certa prosperidade (ao contrário das Telmas), com um cotêzinho decadente). Irenes mais neuróticas gostariam, de vez em quando, de serem confundidas com Irmas. E Telmas costumam sentir cegos, súbitos impulsos de desvendar suas almas abissais para os ouvidos compreensivos e ombros amigos das Irenes. Na verdade, Telmas, Irenes e Jaciras invejam um pouco aquela impressão (nem sempre verdadeira) de pureza que toda Irma passa. Assim como se estivesse por fora de qualquer grupo de risco.
A propósito, já que abordamos esse desagradável tema: embora aparentem ser as mais perigosas, no que se refere a riscos, e apesar de promíscuas (a promiscuidade esta implícita na jacirice). Jaciras cuidam-se muito. Verdade que com camisinhas nacionais, daquelas que arrebentam na hora H, na primeira golfada.
Irenes sempre carregam na frasqueira sortido estoque de poderosas camisinhas estrangeiras, compradas em suas viagens. Com a idade se tornam um tanto maníacas com higiene, meio obcecadas com safe sex. Certas Irenes não fazem há anos, vivem em permanente estado de nervos.
Já as Irmas como não fazem, ou quando fazem é tão escondido que ninguém sabe dizer como fazem, não se preocupam com isso.
O problema, novamente, são as Telmas. Impulsivas e atormentadas, nunca estão prevenidas. Jamais podem prever quando passarão do quarto uísque ou da décima quinta cerveja, e isso normalmente acontece em horas que as farmácias estão fechadas. Telmas, portanto, não carregam camisinha. Sequer as têm no banheiro, tamanha a negação. Enlouquecidas na cama (uma Telma com tesão vale por cem Jaciras), Telmas fazem coisas que Madonna (ídolo das Jaciras) duvidaria. Essa representa outra secreta tortura mental das Telmas: como às vezes realmente não lembram do que fizeram (por lapso etílico), têm sempre rabo preso e um medonho medo de serem positivas.
Irmas sempre são negativas. Ou aparentam ser. Acontecem surpresas, pois ser Irma não significa necessariamente ser casta. Irenes via de regra lidam bem com um teste positivo: espiritualizam-se, viram vegetarianas, zen-budistas, fazem ioga, procuram o Santo Daime ou Thomas Green Morton. Lêem muito Louise Hay, e até se recusam a tomar AZT. Jaciras muitas vezes negam-se decididamente a fazer O Teste: têm uma certeza irracional de que daria positivo. O que nem sempre é verdade, visto que nada mais forte que santo de Jacira.
Vírus e suas saias-justas sem nesga à parte, na verdade a AIDS não mudou muito o comportamento das quatro. Elas são arquetípicas, atávicas, eternas.
Freud, por exemplo, na opinião geral era irmésima. Já Platão parece ter sido uma boa Irene. Ninguém colocaria em dúvida a jacirice de Oscar Wilde. Rimbaud, por sua vez, dá a impressão de ter começado como Jacira (quando chegou a Paris) para transformar-se – o que é raro – em Telma ( na Abissínia). Já Verlaine, teria sido uma Irma que se ajacirou.
Clássicas ou contemporâneas, nenhuma delas deve ser criticada por isso. À sua maneira, cada uma busca apenas essa coisa – o Amor: a Ancestral Sede Antropológica. O que pode acontecer (vide Rimbaud e Verlaine) são transmutações: Irenes que se ajaciram; Irmas (com tendência etílica) que viram Telmas; Telmas que – bem comidas – se irenizam ou mesmo ajaciram e etc. As mutações são tantas quanto as do I Ching. Há quem diga que essas novas têm até nome, como as Juremas (Jaciras que se tornam Irenes) ou Jandiras (Jaciras exacerbadas tipo Clóvis Bornay). Pode ser. Mas segundo nossos estudos, Jacira que é Jacira nasce Jacira, vive Jacira, morre Jacira. No fundo, achando o tempo todo que Telmas, Irmas e Irenes não passam de Jaciras tão loucas quanto elas. E talvez tenham razão.
Para começo de conversa, vamos à mais popular delas: a Jacira. Suficientemente conhecida, seja pelo personagem Jaci (que no romance Onde Andará Dulce Veiga?, de minha autoria, em dias de arco-íris recebe uma Oxumaré de frente e transforma-se na devastadora Jacira) ou pelos louváveis esforços do jornalista Eduardo Logullo em divulgá-la através da coluna Joyce Pascowitch, na Folha de São Paulo.
Das quatro irmãs, Jacira é aquela que todo mundo sabe que é homossexual, e ela mesma – que refere-se a si própria, seja qual for seu nome, sempre no feminino – acha ótimo ser. A Jacira usa roupas e cores chamativas, fala alto em público, geralmente anda em grupos de amigos também jaciras como ela, todas exercendo o velho hábito de “fechar”. Como diria Antônio Bivar, é uma pintosa. Uma pintosa assumida, despudorada. Sempre foi bicha, adora ser bicha e, maniqueísta como ela só, continua achando que a humanidade divide-se entre bofes e bichas, categoria esta última na qual se inclui. Com orgulho. Superinformada, embora não leia muito (existem Jaciras nigrinhas,analfabetas), ela sempre sabe – de orelhada – tudo que está em cartaz na cidade. Fofocas que insinuam viperinas dubiedades sobre a sexualidade alheia. Ao entrar em qualquer ambiente, uma Jacira sempre é imediatamente notada. O que satisfaz seu principal objetivo na vida: aparecer.
Bem menos luminosa e sem graça que a Jacira é: a Telma. Seu nome provavelmente originou-se daquela versão que Ney Matogrosso cantava: “Telma eu não sou gay/ o que falam de mim são maldades”, algo assim. Ao contrário da Jacira, a Telma é infelicíssima. Ela bebe. Bebe para esquecer que poderia ser homossexual. O problema é que, exatamente quando bebe, mais exatamente ainda depois do terceiro ou quarto uísque, é que a Telma transforma-se em homo. Embriagada, Telma ataca. E dramaticamente na manhã seguinte não lembra de nada. Aquela Jane Fonda de The Morning After perde. Embora a Telma fique muito erotizada em estado etílico, ela sempre nega que é, e negará até a morte. A única solução para uma Telma empedernida seria a psicanálise (que ela, a mais doente, acha que não precisa) ou parar de beber. O que, por tabela, significaria também parar de trepar. Pobres Telmas – categoria da qual países como o Brasil (vide academias de ginástica, futebol, chopadas com o pessoal da repartição, etc.) está cheio.
Menos trágica, mas ainda mais complexa, é a terceira irmã: a Irma. As Irmas não são exatamente infelizes – pelo menos, não tanto quanto as Telmas --, embora bem menos felizes que as Jaciras – que aparentam ser e realmente são felicíssimas. Irma é aquela que todo mundo jura que é, incluindo a mãe, a irmã e a esposa (Irmas casam muito) – mas ela mesma não sabe que é. Não sabe ou finge que não. A Irma dá quase tanta pinta quanto a Jacira, adora todo o folclore gay, de Carmen Miranda a show de travesti, passando por concurso de miss, Mae West, leopardos, James Dean e Marilyn Monroe. Estranhamente não “faz”. Quando solteira ninguém de sexo algum poderá afirmar – muito menos provar – que já fez sexo com uma Irma. Ou se fez, não prestou muito, pois há quem diga que Irmas costumam ser mal-dotadas, impotentes, dessas assim. Pode ser. A verdade é, quando casadas, as esposas das Irmas raramente apresentam um ar satisfeito. Sexualmente satisfeito.
Irmas costumam ser afáveis – ao contrário das problemáticas Telmas, introvertidas e depressivas. Adoram Jaciras, apesar destas gostarem de chamá-las, sobretudo em público e aos gritos, de “queridaaaaaaaa”. É que toda Jacira sabe – ou supõe – que no fundo toda Irma é tão Jacira quanto ela. Mas como as Telmas, Irmas fogem de definições. E ao contrário das Telmas, muito pecadoras, podem até morrer sem se atreverem a provar os prazeres do – para citar uma Jacira clássica – amor que não ousa dizer seu próprio etc.
Inicialmente limitada a essas três, a lenda recentemente incluiu a existência de uma quarta irmã: a Irene. Tão assumida quanto a Jacira, ao contrário desta, a Irene não dá pinta. Ela é, sabe que é, mas não exibe nem constrange. Pode até usar brinquinho na orelha, dar alguma rabanada menos comedida, ou mesmo – de brincadeira – referir-se a si mesma ou uma amiga no feminino. Mas a Irene é tranqüila. Geralmente analisada, culta. Bom nível social, numa palavra – Irene parece serena em relação à própria sexualidade. Que é diversificada. Podem ter longos casos, morar junto, ou viverem certas idiossincrasias eróticas. Só gostarem de working class, por exemplo, ou de adolescentes, choferes de táxi ou estudantes de Física. Ou de Irenes como elas: são as Irenes lésbicas, bastante comuns e conhecidas, literalmente, como gays. Telmas e Irmas escondem tudo da família, vizinhos e colegas, embora a Irma não tenha nada a esconder. Jaciras não escondem coisa alguma, explicitérrimas. Irenes deixam no ar: se alguém perceber, que perceba. Educação é básico para elas. Serenamente educadas, pois, às vezes até casam. Com mulheres.
Entre as quatro, desgraçadamente as relações são turbulentas. Jaciras, por exemplo, adoram seduzir Telmas. Estas (quando sóbrias, claro) têm medo pânico de Jaciras. Irenes por sua vez, nutrem uma espécie de carinho apiedado pelas desventuradas Telmas – e isso pode até resultar numa ardente noite de paixão entre ambas. Da qual naturalmente a Telma jamais lembrará, embora tenha feito horrores. O grande risco que toda Irene corre é apaixonar-se por uma Telma: comerá o pão que o diabo amassou, até entrar noutra. Com a Irma, de quem Irene também gosta, o risco não é tão grave: Irenes sabem que com Irmas não rola. E pode assim transformar tudo numa aparentemente saudável “amizade viril”: as duas fingindo, para usar a terminologia antiga, que são bofes. Há quem creia. Jaciras não simpatizam muito com Irenes, acham-nas “metidas”. A recíproca também é verdadeira: Irenes acham Jaciras pintosas demais, apesar de divertidas, folclóricas. E inconvenientes. E com a imperdoável mania de roubar namorados alheios. Irenes adoram namorar, pegar na mão, ir ao cinema, comer pizza, fim de semana em Ilhabela, ver TV – tudo isso together. Já Telmas e Irenes, entre si, são hostis. Talvez uma tema o julgamento da outra, vai saber. Irmas, no entanto, podem ceder aos insistentes encantos das Jaciras. Existem mesmo certas Irmas que algumas Jaciras – para ódio das Irenes – juram já ter feito. Jaciras, por sua vez, não raramente invejam Irenes, que sempre aparentam certa prosperidade (ao contrário das Telmas), com um cotêzinho decadente). Irenes mais neuróticas gostariam, de vez em quando, de serem confundidas com Irmas. E Telmas costumam sentir cegos, súbitos impulsos de desvendar suas almas abissais para os ouvidos compreensivos e ombros amigos das Irenes. Na verdade, Telmas, Irenes e Jaciras invejam um pouco aquela impressão (nem sempre verdadeira) de pureza que toda Irma passa. Assim como se estivesse por fora de qualquer grupo de risco.
A propósito, já que abordamos esse desagradável tema: embora aparentem ser as mais perigosas, no que se refere a riscos, e apesar de promíscuas (a promiscuidade esta implícita na jacirice). Jaciras cuidam-se muito. Verdade que com camisinhas nacionais, daquelas que arrebentam na hora H, na primeira golfada.
Irenes sempre carregam na frasqueira sortido estoque de poderosas camisinhas estrangeiras, compradas em suas viagens. Com a idade se tornam um tanto maníacas com higiene, meio obcecadas com safe sex. Certas Irenes não fazem há anos, vivem em permanente estado de nervos.
Já as Irmas como não fazem, ou quando fazem é tão escondido que ninguém sabe dizer como fazem, não se preocupam com isso.
O problema, novamente, são as Telmas. Impulsivas e atormentadas, nunca estão prevenidas. Jamais podem prever quando passarão do quarto uísque ou da décima quinta cerveja, e isso normalmente acontece em horas que as farmácias estão fechadas. Telmas, portanto, não carregam camisinha. Sequer as têm no banheiro, tamanha a negação. Enlouquecidas na cama (uma Telma com tesão vale por cem Jaciras), Telmas fazem coisas que Madonna (ídolo das Jaciras) duvidaria. Essa representa outra secreta tortura mental das Telmas: como às vezes realmente não lembram do que fizeram (por lapso etílico), têm sempre rabo preso e um medonho medo de serem positivas.
Irmas sempre são negativas. Ou aparentam ser. Acontecem surpresas, pois ser Irma não significa necessariamente ser casta. Irenes via de regra lidam bem com um teste positivo: espiritualizam-se, viram vegetarianas, zen-budistas, fazem ioga, procuram o Santo Daime ou Thomas Green Morton. Lêem muito Louise Hay, e até se recusam a tomar AZT. Jaciras muitas vezes negam-se decididamente a fazer O Teste: têm uma certeza irracional de que daria positivo. O que nem sempre é verdade, visto que nada mais forte que santo de Jacira.
Vírus e suas saias-justas sem nesga à parte, na verdade a AIDS não mudou muito o comportamento das quatro. Elas são arquetípicas, atávicas, eternas.
Freud, por exemplo, na opinião geral era irmésima. Já Platão parece ter sido uma boa Irene. Ninguém colocaria em dúvida a jacirice de Oscar Wilde. Rimbaud, por sua vez, dá a impressão de ter começado como Jacira (quando chegou a Paris) para transformar-se – o que é raro – em Telma ( na Abissínia). Já Verlaine, teria sido uma Irma que se ajacirou.
Clássicas ou contemporâneas, nenhuma delas deve ser criticada por isso. À sua maneira, cada uma busca apenas essa coisa – o Amor: a Ancestral Sede Antropológica. O que pode acontecer (vide Rimbaud e Verlaine) são transmutações: Irenes que se ajaciram; Irmas (com tendência etílica) que viram Telmas; Telmas que – bem comidas – se irenizam ou mesmo ajaciram e etc. As mutações são tantas quanto as do I Ching. Há quem diga que essas novas têm até nome, como as Juremas (Jaciras que se tornam Irenes) ou Jandiras (Jaciras exacerbadas tipo Clóvis Bornay). Pode ser. Mas segundo nossos estudos, Jacira que é Jacira nasce Jacira, vive Jacira, morre Jacira. No fundo, achando o tempo todo que Telmas, Irmas e Irenes não passam de Jaciras tão loucas quanto elas. E talvez tenham razão.
Bom Lu, fiu-me apresentado ao Caio através de um outro apaixonado...e seu blog é mto bom, mas ótimo mesmo. queria deixar isso registrado, aparecerei sempre por aqui. Um bj.
ResponderExcluireu apareço sempre por aqui!
ResponderExcluirconheci o caio a não mto tempo, mas já sou eternamente apaixonada por ele.
não costumo comentar por aqui, mas entre quase todos os dias e fico sempre mto feliz nos dias que encontro um texto novo por aqui !!
parabéns pelo blog.
bjão
A bichice comentada por dentro, sem julgamento, sem censura.
ResponderExcluirCaio traz o universo gay em suas descrições mordazes, que não se pretendem corretas.
É um prazer encontrar essa escrita na internet.
Li A Lenda das Jaciras por indicação de uma amigo. Gostei! O texto tem um toque de ironia do negar cotidiano o ser “gay” da Irma, ou afirmar-se liberadamente da Jacira, ou o posicionamento transitório da Telmas e Irenes, numa linguagem que se harmoniza , não choca mas revela os estereótipos criados negando o preconceito e afirmando a necessidade de AMAR.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirtambém sou blogueiro. Tímido, mas sou. Tu podes conferir em http://curiadarte.blogspot.com/
Conheci o Caio há tempos e penso que sua escrita é algo de muito humano. Não raro copio aqueles "dizque" que ele escreve.
Como ator, adaptei AQUELES DOIS, meu conto favorito, para uma performance e agora será A LENDA DAS JACIRAS, daí ter encontrado o teu blog.
Parabéns pelo trabalho.
Sucesso e abraços.
Ótima analise, incrível como elas se completam, aplausos sempre um aprendizado sobre pessoas e suas relações.
ResponderExcluirEm que livro ou jornal ou publicação posso encontrar esse texto para usar como referencia para o meu TCC?
ResponderExcluirشركة مكافحة النمل الابيض بالرياض
ResponderExcluirشركة تنظيف واجهات حجر بالرياض
شركة تنظيف واجهات زجاج بالرياض
شركة نظافة بالرياض
كشف تسربات المياه
شركة مكافحة البق بالرياض
شركة تنظيف خزانات بالمدينة المنورة
شركة رش مبيدات بمكة
شركة مكافحة حشرات بالاحساء
شركة تنظيف خزانات بمكة
شركة مكافحة حشرات بمكة
شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
شركة رش مبيدات بجدة
شركة رش مبيدات بالمدينة المنورة
شركة رش مبيدات بالخبر
louis vuitton outlet stores, air max, cheap uggs, michael kors outlet, louis vuitton handbags, christian louboutin, gucci outlet, polo ralph lauren outlet, uggs outlet, louboutin, oakley sunglasses cheap, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, jordan shoes, nike free, tiffany and co, longchamp outlet, louis vuitton, michael kors outlet, longchamp handbags, air max, tory burch outlet, prada outlet, longchamp handbags, michael kors outlet, kate spade outlet, louboutin shoes, louis vuitton outlet, cheap oakley sunglasses, ugg outlet, michael kors outlet, louis vuitton outlet, nike shoes, tiffany and co, replica watches, oakley sunglasses, chanel handbags, ray ban sunglasses, oakley sunglasses, oakley sunglasses, ray ban sunglasses, ugg boots clearance, prada handbags, louboutin outlet, rolex watches, ray ban sunglasses, polo ralph lauren, burberry outlet
ResponderExcluirpolo lacoste, hollister, ray ban pas cher, longchamp, vanessa bruno, coach outlet store online, air jordan, coach outlet, nike roshe run pas cher, ray ban sunglasses, polo ralph lauren, true religion jeans, converse pas cher, air max, vans pas cher, sac guess, true religion jeans, nike free pas cher, nike tn, oakley pas cher, timberland, new balance pas cher, nike air max, nike blazer, nike free, coach purses, north face, true religion outlet, abercrombie and fitch, kate spade handbags, louboutin, hogan outlet, nike roshe, lululemon outlet online, air max, michael kors, ralph lauren, michael kors uk, sac hermes, mulberry, north face, sac longchamp pas cher, true religion outlet, replica handbags, michael kors pas cher, michael kors outlet, nike air force, hollister, sac burberry, air max pas cher
ResponderExcluirjuicy couture, abercrombie, ugg, pandora jewelry, moncler, swarovski, vans, canada goose, louis vuitton, moncler, ugg, ugg, moncler, ray ban, karen millen, sac louis vuitton, moncler, barbour, rolex watches, gucci, air max, canada goose, sac lancel, links of london, toms shoes, hollister, thomas sabo, swarovski crystal, converse, canada goose, coach outlet store online, supra shoes, louis vuitton uk, sac louis vuitton, canada goose uk, moncler, canada goose, converse shoes, montre homme, marc jacobs, barbour, canada goose outlet, moncler, pandora charms, canada goose jackets, ugg boots, pandora jewelry, louis vuitton, juicy couture outlet, wedding dresses, ugg pas cher, pandora charms
ResponderExcluirشركة تنظيف بالمدينة المنورة
ResponderExcluirشركة نظافة بالمدينة المنورة
شركة تنظيف شقق بالمدينة المنورة
شركة تنظيف خزانات بالمدينة المنورة
شركة غسيل خزانات بالمدينة المنورة
شركة رش مبيدات فى المدينة المنورة
شركة مكافحة حشرات فى المدينة المنورة
شركة عزل اسطح بالمدينة المنورة
شركة تنظيف بيارات بالمدينة المنورة
شركة تنظيف مكيفات بالمدينة المنورة
فنى تركيب مكيفات بالمدينة المنورة
شركة نقل عفش بالمدينة المنورة
ResponderExcluirشركة نقل اثاث بالمدينة المنورة
شركة غسيل شقق بالمدينة المنورة
تنظيف منازل بالمدينة المنورة
شركة غسيل شقق بالمدينة المنورة
شركة رش مبيدات بالمدينة المنورة
مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
مكافحة النمل الابيض بالمدينة المنورة
شركة تنظيف خزانات بالمدينة المنورة
شركة غسيل خزانات بالمدينة المنورة
شركة عزل خزانات بالمدينة المنورة
شركة نظافة بالمدينة المنورة
ResponderExcluirشركة تنظيف شقق بالمدينة المنورة
شركة تنظيف منازل بالمدينة المنورة
نقل وتخزين الاثاث بالمدينة المنورة
ارخص شركة نقل اثاث بالمدينة المنورة
شركة تنظيف خزانات بالمدينة المنورة
غسيل خزانات بالمدينة المنورة
مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
شركة مكافحة حشرات بالمدينة المنورة
شركة تنظيف مكيفات بالمدينة المنورة
فنى تركيب مكيفات بالمدينة المنورة
تركيب مكيفات بالمدينة المنورة
شركة تنظيف بالطائف
ResponderExcluirشركة تنظيف فلل بالطائف
شركات النظافة بجدة
شركة تنظيف بجدة
شركة تنظيف بيوت بجدة
شركة تنظيف شقق بجدة
شركة تنظيف بمكة
شركة تنظيف بيوت بمكة
شركة تنظيف شقق بمكة
شركة مكافحة الحشرات بمكة
مكافحة الحشرات بمكة
شركة مكافحة الحشرات بجدة
مكافحة الحشرات بجدة
شركات مكافحة الحشرات فى الطائف
شركة مكافحة الحشرات بالطائف
شركة تنظيف خزانات بالطائف
شركة غسيل خزانات بمكة
شركة تنظيف خزانات بمكة
تنظيف خزانات فى مكة
تنظيف خزانات بمكة
شركة غسيل خزانات بجدة
شركة تنظيف خزانات بجدة
تنظيف خزانات فى جدة
جلى رخام بمعلمين سوريين
اسعار جلي البلاط في جدة
ResponderExcluirشركة تنظيف بمكة
شركة نظافة بمكة
شركة تنظيف شقق بمكة
شركة تنظيف بمكة
شركة نظافة بمكة
شركة تنظيف شقق بمكة
شركة نقل عفش بمكة
شركة نقل اثاث بمكة
شركة تخزين اثاث بمكة
شركة شحن برى من السعودية لمصر
شركة شحن برى من مكة لمصر
شركة شحن برى بمكة الى مصر
شركة مكافحة حشرات بالطائف
شركة رش مبيدات بالطائف
شركة تنظيف بالطائف
شركة نظافة بالطائف
شركة رش حشرات بمكة
ResponderExcluirشركة مكافحة النمل الاسود بمكة
شركة تنظيف بيوت بمكة
شركة تنظيف شقق بمكة
شركة تنظيف منازل بمكة
شركة تنظيف فلل بمكة
شركة تنظيف سجاد بمكة
شركة تنظيف ستائر بالبخار بمكة
شركة تنظيف بالبخار بمكة
شركة تنظيف مجالس بالبخار بمكة
تنظيف خزانات فى مكة
شركة غسيل خزانات بمكة
شركة تعقيم خزانات بمكة
شركة نقل اثاث بمكة
شركة نقل عفش بمكة
نقل عفش بمكة
شركة تخزين اثاث بمكة
تنظيف مسابح وحدائق بمكة
شركة تنظيف مسابح وحدائق بمكة
شركة غسيل مسابح بمكة
جلى رخام بمعلمين سوريين بمكة
اسعار جلي البلاط في مكة
اسعار جلي الرخام بمكة
ResponderExcluirشركة مكافحة البق بالدمام
شركة مكافحة العتة بالدمام
شركة رش مبيدات بالدمام
شركة تنظيف بيارات بالدمام
شركة شفط بيارات بالدمام
شفط بيارات بالدمام
كشف تسربات بالدمام
شركة كشف تسربات المياه بالدمام
كشف تسربات المياه بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالاحساء
شركة مكافحة حشرات بتبوك
شركة رش مبيدات بتبوك
شركة تنظيف فلل بتبوك
شركة تنظيف شقق بتبوك
شركات تسليك المجارى بالاحساء
افضل شركة تسليك مجارى بالاحساء
تسليك مجارى بالاحساء
شركة تنظيف شقق بالدمام
شركة تنظيف مجالس بالدمام
شركة تنظيف خزانات بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالدمام
شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام
سواتر مدارس
ResponderExcluirبيوت شعر
هناجر
قرميد
مظلات
مظلات وسواتر
سواتر ومظلات
مظلات مدارس
مظلات مسابح
مظلات بولى ايثلين
سواتر
سواتر حديدية
سواتر خشبية
adidas superstar
ResponderExcluirjordan 11
foamposites
van cleef arpels
moncler outlet
fitflops
100% real jordans for cheap
adidas tubular x
adidas ultra boost 3.0
true religion
packers jerseys
ResponderExcluirnike air huarache
jordan 8
kate spade sale
ecco shoes
fitflops sale
ralph lauren outlet
dallas cowboys jerseys
michael kors handbags
oakley sunglasses
minnesota vikings jerseys
ResponderExcluirnhl jerseys
cardinals jersey
coach outlet
coach outlet online
cleveland browns jerseys
raiders jerseys
ralph lauren outlet
golden state warriors jerseys
oakley sunglasses
supreme clothing
ResponderExcluircat boots
adidas nmd
jordan 11
air presto
nike air zoom
kobe 9
cheap mlb jerseys
nike air force 1
nike huarache
qzz0428
ResponderExcluirsuperdry clothing
ralph lauren outlet
super dry
michael kors uk
yeezy boost 350
canada goose outlet
christian louboutin shoes
green bay packers jerseys
nike outlet
dolphins jerseys
شركة تركيب غرف نوم بالرياض
ResponderExcluirشركة تركيب اثاث ايكيا بالرياض
فك وتركيب غرف نوم بالرياض
شركة تركيب باركيه بالرياض
شركة تركيب طارد حمام بالرياض
شركة مكافحة حمام بالرياض
شركة تركيب ستائر بالرياض
شركة تنظيف مكيفات بالرياض
شركة نقل اثاث من الرياض الي الاردن
ResponderExcluirThanks for sharing the information
Khasiat QnC Jelly Gamat
Cara Mengatasi Penyakit Eksim Atopik
pengobatan penyakit liver
Obat Paling Mujarab untuk Diabetes
Obat Batu Empedu Alami
Pengobatan Penyakit Amandel
ResponderExcluirThank you for joining us. his article is very helpful
Cara Mengobati Ulkus Peptikum
Walatra Bersih Wanita
Obat Herbal Odinofagia
Cara Mengatasi Cedera Kepala
Obat Gusi Bengkak Dan Bernanah
Si Herbal Penghilang Kantung Mata Mujarab
Nice to be visiting your blog again, it has been months for me. Well this article that i’ve been waited for so long. I need this article to complete my assignment in the college, and it has same topic with your article. Thanks, great share :
ResponderExcluircara menyembuhkan benjolan di belakang lutut
cara mengobati gagap secara alami
cara menghilangkan benjolan di selangkangan
obat penghilang benjolan di pipi
obat parkinson alami
cara mengobati gusi bengkak
Awesome blog, Visit Ogen Infosystem for the best Website Designing Service provider in Delhi, India. Here you will get SEO Service also to promote your website.
ResponderExcluirEcommerce Website Designing Company in Delhi
Nice Blog, Mutual Fund Wala is one of the best Investment and Mutual Fund Advisor Company in Delhi India. Visit following page for more information.
ResponderExcluirMutual Fund Distributor
I really like what you have acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. usbergerac-rugby.com
ResponderExcluirHi there! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing! dezmagic.com
ResponderExcluir
ResponderExcluirشركه مكافحة حشرات بجده
شركة تنظيف مداخن المطاعم بجدة
شركة تعقيم بجدة
شركة تنسيق حدائق بجده
نقل عفش مكة
نقل عفش بمكة